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Somos estudantes do 5°semestre do curso de Pedagogia- 2007.1- do Campus I da UNEB. Aline Lucia, Amanda Penalva,Clécia Solares,Elisane Madureira, Fabiane Silva, Jaqueline Gois e Juliana Rodrigues.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

"Mapa conceitual: um instrumento a favor da aprendizagem"

Sobre mapas conceituais,mediante as pesquisas lidas dos colegas de sala, percebemos que...

6 comentários:

  1. A escola aos poucos começa a mudar.Diante da "febre" chamada construtivismo, o espaço da aprendizagem sistemática tem passado por transformações profundas em seus curriculos e em sua metodologia, mesmo tendo muito a melhorar ainda, pode-se dar exemplos de alguns avanços como o de utilizar de conceitos para que os educandos possam ter conhecimentos significativos através de uma sequência lógica, em que se representam desde os conceitos mais abrangentes até os mais especificos estabelecendo noções como a da história não sendo um produto acabado, mas como um processo entrelaçado por inumeras conexões, permitindo ao aluno ampliar sua visão de acontecimento histórico de forma a sempre perceber que não existe uma única versão para explicar um fato nem tão pouco a neutralidade axiológica tanto buscada nas ciências.
    É evidente que todo esse aprendizado vai requerer tanto dos alunos como dos professores a boa vontade de sair do lugar comum e se aventurar pelo o mundo da reflexão e pesquisa gerando a aprendizagem que não é simples acréscimos, mas modificações na estrutura cognitiva.

    Amanda
    5ºsemestre - Pedagogia

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  2. Mapa conceituais são esquemas bidimensionais, nos quais os conceitos de uma dada disciplina podem ser ordenados de acordo com seu grau de complexidade. Acredito que o uso de mapas conceituais potencialize o ensino de História, porque essa disciplina é rica em conceitos, que na maioria das vezes são apresentados de forma desvinculada da realidade dos alunos, o que causa um desinteresse pela matéria, inviabilizando a aprendizagem. Com o mapa conceitual o professor poderá criar "pontos de ancoragem" entre o que ele ensina e as vivências dos alunos. Estes, por sua vez, terão uma aprendizagem realmente significativa, já que poderão estabelecer relações entre os conceitos históricos e sua própria realidade. Mais informações sobre mapas conceituais podem ser encontradas em pt.wikipedia.org/wiki/Mapa_conceitual.

    Jaqueline Gois
    5º semestre - Pedagogia

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  3. Mapas conceituais são ferramentas gráficas visando organizar e representar o conhecimento. São estruturados a partir de conceitos fundamentais e suas relações. Mapas conceituais tem por objetivo reduzir, de forma analítica, a estrutura cognitiva subjacente a um dado conhecimento. Essa é umas das definições que a pesquisa da minha colega Lorena apresenta, embora o texto seja breve consegue explicar o que é mapa conceitual com bastante clareza, mas para melhor compreensão senti falta de um exemplo.

    Aline Lúcia
    5º semestre - Pedagogia

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  4. O conteúdo pesquisado pela aluna apresenta o mapa conceitual como facilitador da aprendizagem, mostra para que serve e sua finalidade, não apenas restrito em sala de aula. Importante destacar que mostra o que não é um mapa conceitual, ajudando numa melhor compreensão. Apresentando também, o mapa conceitual como diagramas indicando relações entre conceitos, diagrama de significados, de relações significativas.
    " [Como]... por exemplo, a de que conceitos mais gerais, mais abrangentes, devem estar dentro de eclipses e conceitos bem específicos dentro de retângulos. Em princípio, no entanto, figuras geométricas nada significam em um mapa conceitual"

    Fabiane Silva
    5° semestre – Pedagogia

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  5. O mapa conceitual é utilizado como uma das ferramentas para organizar e representar o conhecimento. É feito através de conexões que se interligam a partir de um conceito central, gerando outros sub-conceitos, estabelecidos de forma hierárquica, sistematizando um esquema, a fim de facilitar à construção da aprendizagem. Torna-se, portanto, significativa por aproveitar a “bagagem” que o sujeito traz consigo das experiências vividas, ou seja, através dos esquemas anteriores, sendo estas, ressignificadas em um processo dinâmico, mesclando velhas e novas concepções numa relação dialética.

    Elisane Queiroz
    5° Semestre - Pedagogia

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  6. O MATERIAL PESQUISADO NÃO É EXTENSO,MAS BEM OBJETIVO E DEIXA BEM CALRO QUE MAPA CONCEITUAL SÃO CONCEITOS LIGADOS POR PALAVRAS E SÃO UTILIZADOS PARA AUXILIAR OS CONTEUDOS NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DO ALUNO DE FORMA SISTEMATIZADA E SIGNIFICATIVA E TAMBEM AUXILIA O DOCENTE NAS SUAS TAREFAS ROTINEIRAS.

    CLECIA SOLARES- http:penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/utilizamapasconceituais.html

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