Sobre nós...

Minha foto
Somos estudantes do 5°semestre do curso de Pedagogia- 2007.1- do Campus I da UNEB. Aline Lucia, Amanda Penalva,Clécia Solares,Elisane Madureira, Fabiane Silva, Jaqueline Gois e Juliana Rodrigues.

terça-feira, 23 de junho de 2009

As perspectivas Educativas que identificamos na Internet

6 comentários:

  1. AS TICS FACILITAM MUITO O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM , VISTO QUE A SOCIEDADE ATUAL ESTÁ DIRETAMENTE LIGADA AS NOVAS TECNOLOGIAS NO SEU COTIDIANO E NO AMBITO ESCOLAR ISSO TEM SIDO CADA VEZ MAIS DIFUNDIDO E É RELMENTE NECESSARIO. A INTERNET DISPONIBILIZA VARIAS FERRAMENTAS QUE FACILITAM A TROCA DE INFORMAÇOES, A INVESTIGAO E PESQUISA DE FORMA RAPITA, DIRETA, OBJETIVA E EM LARGA ESCALA PARA ATENDER A NECESSIDADE E A DISPONIBILIDADE DO USUARIO, NO ENTANTO EXISTE A EXCLUSÃO DIGITAL, NEM TODOS TEM ACESSO A ESSAS NOVAS TRECNOLOGIAS, MUITAS ESCOLAS NÃO DISPOEM DE SALA DE INFORMATICAS,AS QUE TEM ESSE RECURSO, NAÕ DIPOEM DE UM NUMERO DE MICROCOMPUTADORES PARA ATENDER A DEMANDA DE ALUNOS E TORNA ESSAS AULAS REALMENTE SIGNIFICATIVAS.

    ResponderExcluir
  2. As ferramentas da internet, como o blog e a webquest, se bem exploradas pelo professor, podem ser ótimas aliadas no processo de ensino aprendizagem mais significativo, devido a troca de informações e conhecimentos, permeados pela interatividade síncrona e assíncrona. A proposta de desenvolver atividades com o uso da internet, é um diferencial nos estudos de história, o que vem de encontro com o tema abordado pelo nosso blog, que é ressignificando o ensino de história, que traz a perspectiva de repensar a práxis docente na aprendizagem da história, conduzindo o educando a uma reflexão-crítica, atuando como co-autor na construção do seu conhecimento.

    Elisane Queiroz

    ResponderExcluir
  3. Realmente a internet vem para facilitar a socialização do conhecimento e da cultura, pois ela oferece ferramentas e espaços de aprendizagem, como a webquest e o blog,nos quais os educandos podem expressar seus pensamentos, bem como interagir com outras pessoas, visando divulgar e reelaborar conhecimentos.Viva a internet!

    Jaqueline Gois

    ResponderExcluir
  4. Os serviços disponíveis na WEB é sem dúvida de suma importância para o cerscimento intelectual do aprendiz, além do que é uma forma de socializar as idéias e opiniões como no fórum e no blog que permitem o aluno a postar seus comentários e olhar os comentários dos seus colegas. O professor que compõe suas aulas com essas ferramentas com certeza estará enriquecendo o acervo de informações do seu aluno, e mais dinamizará sua aula fugindo do tradicional professor e sala de aula.

    Por Aline Lucia Sousa dos Santos

    ResponderExcluir
  5. A Webquest é apresentada como uma atividade que pode ser aplicada nas aulas, afim de torná-las mais interressantes e significativas, o uso dessa ferramenta serve para estimular o trabalho em grupo sob a orientação do professor; os alunos poderão trabalhar em conjunto, resolvendo problemas com destaque a questionamentos, ou melhor, apresentação de reflexões individuais até uma conclusão em grupo.
    Essa atividade não dispensa o uso do livro didático, nem outros materiais, a atividade seguirá como outra forma de abordagem ao tema, de forma dinâmica e interativa, mostrando que a internet pode ser utilizada de maneira educativa.
    Existe um site que fala sobre Webquest de maneira simples, prática e coloca passo a passo do que se trata, e como desenvolver. Vale conferir: http://webquest.sp.senac.br/textos/oque/#introdu-o

    Fabiane Silva

    ResponderExcluir